top of page

UMA CONFRARIA... QUEREM SABER? ALEGRIA TER A REUNIÃO SEMANAL !

Créditos de Gisele B Alfaia - @giselealfaia


O caminho de nossas belas tardes de terças-feiras completam aniversário, neste início de março de 2024. Renascems após a pandemia e nos colocamos pressurosas para nos enconttar, nos abraçar e fazer a alegria para celebrar que DEUS É AMOR, sem deixar e ser ALEGRIA FRATERNA. Havia um cansaço de tanto ver "caras duras e escondidas" voltando a frequentar as igrejas. Além da seriedade, havia ainda o medo da aproximação, entre nós, por conta da COVID-19. Alguns achavam que era melhor rezar na solidão.


Entretanto, havia um pequeno grupo de amigos que estavam em busca de gente para rezar diferente, como uma comunidade de verdade, de um jeito que pouco acontece por aí. Queriamos gente sem a experiencia de igreja lotada, onde se sentia como "peixe fora d'água", mas para cumprir uma obrigação religiosa e nem tanto para uma experiência de real fraternidade entre si e com Jesus.


Era vital darmos a oportunidade de ouvir Jesus, sem muta intermediação a não ser com a Mãe dEle. Para nós, era reunir-nos para rezar o Terço e fazer a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Queríamos reviver, no corpo e na alma, a experiência do poema bíblico que diiz: "como é bom e belo os irmãos se encontrarem em harmonia".


As reuniões foram programados para começar a procura conjunta de Jesus, em fevereiro de 2022. O Projeto consistiu em abrir o Santíssimo Santuário de Maria, no Manaus Plaza, para seus frequentadores e moradores da vizinhança. Apesar de dois anos passados, ainda temos muito que avançar. Alcançar não a lotação da capelinha, mas a nossa presennça no meio dos ribeirinhos do igarapé do Mindu.


Aquela primeira tarde foi muito quieta, mas não esfriou nossa esperança e nem abafou nosso modesto sonho missionário. A solidão era sentida porque ninguém chegava, como esperávamos. À porta, os poucos que passavam nem nos escutavam. Uma senhora parou e ficou admirada. Abordei, ficou surpresa com o que escutou da gente. A Capela estava aberta, antes da hora marcada, para a primeira tarde da experiência.


Passavam das 16:00 horas, sem ninguém entrando para rezar. Uma mulher aflita que corria em busca do seu filho, deu-nos atenção e contou-nos do motivo de sua pressa. Eu disse que ia rezar e que ela voltasse por lá quando o encontrasse. Voltou por outro caminho. Estava como em busca do seu menino Jesus. Não havia estrela, nem Herodes para ameaçar. Era uma mãe rainha que, como mágica, fazia render seus trocados salariais. Pouco eu soube sobre ela, a não ser sua surpresa de encontrar a capela aberta e a vontade de encontrar o filho e, através dele, reencontrar Jesus.


Esta mulher à procura do filho era mensagem de Deus para nosso empreendimento. Reuniríamos toda a semana para encontrar-nos com Jesus, que estávamos à procura. Queríamos revitalizar a fé. Seria nosso posto de abastecimento e momento para trazer nossas alegrias e tristezas, dúvidas e esperanças. Pois assim aconteceu e está cresecendo nosssa confraria, iniciando o terceiro ano.


Queremos oportunizar para muitos ouvir o chamado de Jesus ao encontrá-Lo.  A resposta será dada, ao longo dos encontros e orações, que vamos realizar com a força do Espírito Santo. Nossas reuniões, apesar de ser para rezar o terço e a novena, era Jesus, o anunciador do Reino, e a cada um que acolhíamos como se fosse Ele mesmo.


Até hoje, a feira no estacionamento do Plaza Shopping situa-se do outro lado da capela, junto à saída que dá de frente para a ponte do rio Mindu. Do outro lado, bem próximo de nós, ou seja, da Capela, estava o clarão da avenida principal, onde pensamos ter, um dia, um cartaz avisando que, às terças-feiras, haveria atividades até que o ritmo e hábito dos frequentadores acontecessem.


Neste começo de 2024, aconteceu o evento para anunciar o UM NOVO PLAZA SHOPPING. Fomos convidados para abrir com uma oração. Assim fizemos em um das salas de cinema, enquanto a confraria rezava no Santuário. Os arquitetos apresentaram as modificações. Uma nova rua será aberta. A preocupação era como ficaria para os moradores o igarapé do Mindu. A inquietação passou, porque a intervenção viária vai urbanizar aquela área.


Leitor amigo e leitora, esteja convidado a transformar sua fé em procura por Jesus, ajudando a transformar sua igreja lotada, em pequenas comunidade ao redor das Palavras de Jesus, a partir do terceiro ano que estamos, às terças-feiras, das 16 as 18 horas.. FELIZ ANIVERSÁRIO CONFRARIA!



Olá, que bom ver você por aqui!

Sou um parágrafo. Clique para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam mais sobre você.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page